segunda-feira, 29 de junho de 2015

Municipalismo e Foralismo os garantes da liberdade



O Estado moderno ao centralizar o poder deu origem ao totalitarismo tecnocrático e à sociedade de massas. A restauração dos órgãos naturais como a família, os municípios, a universidade, os grémios e as corporações, dotados de autonomia e liberdade, é fundamental para impedir a sua consolidação definitiva 
O estado totalitário, centralizador e burocrático ao serviço dos grupos de interesse e do economicismo materialista burguês é o poder que impede a restauração da monarquia popular e social que vê a comunidade como um conjunto de organismos naturais, vivos e livres.

Um dos pilares da doutrina social da Igreja, hoje em dia desvalorizada e desconhecida, é a subsidiaridade que está intimamente ligada ao Municipalismo e ao Foralismo e por consequência ao Tradicionalismo. O Liberalismo é a sua antítese total.

A Monarquia Tradicional é a única condição de possibilidade do Municipalismo, sem os Foros o Rei não passa de um tirano que não cumpre as suas funções sociais e sem o Rei os Foros e comunidades autónomas desaparecem, quer seja pela desagregação da sociedade, quer pelo medo que delas tem o Estado débil. 

O Rei é a garantia e o grande defensor dos Foros contra o poder do dinheiro que não quer barreiras à liberdade do capital.




Guilherme Koehler in "A Bandeira Branca".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 Mandamentos do comentador responsável:

01 - Não serás excessivamente longo.
02 - Não dirás falso testemunho.
03 - Não comentarás sem deixar o teu nome.
04 - Não blasfemarás, nem invocarás o nome de Deus em vão.
05 - Não te desviarás do assunto.
06 - Não responderás só com links.
07 - Não usarás de linguagem profana e grosseira.
08 - Não serás demasiado curioso.
09 - Não alegarás o que não podes evidenciar.
10 - Não escreverás SÓ EM MAIÚSCULAS.

Obs. A moderação de comentários está activada, portanto, os vossos comentários só ficarão visíveis após aprovação da administração.

Não serão aprovados comentários de autores anónimos.